Essa magia faz com que uma criatura ou objeto cresça imediatamente, aumentando seu tamanho e peso. Só pode ser utilizada em uma única criatura (ou uma entidade simbiótica, ou comunitária, formada por várias criaturas) ou objeto, o alvo não pode exceder o volume de 3 metros cúbicos por nível de experiência do mago. O objeto ou criatura precisa ser visto para ser afetado e crescerá 10% por nível do mago, aumentando seu tamanho, largura e peso, bem como as vestimentas e o equipamento carregado. Caso a criatura não queira receber o efeito, tem direito a uma JPC, se passar pelo teste, essa simplesmente falhará. Se não houver espaço suficiente, o alvo crescerá o máximo possível, quebrando os materiais mais frágeis que impedirem este processo, mas sendo contido pelos mais resistentes — a magia não pode ser utilizada para esmagar uma criatura através do crescimento.
Propriedades mágicas não são aumentadas, ou seja, uma espada +1, mesmo enorme, ainda é uma espada +1, e uma varinha mágica do tamanho de um bastão, é capaz apenas das suas funções mágicas usuais, embora agora sirva também para golpear. Uma poção de tamanho gigante apenas requer que mais fluido seja ingerido para fazer efeito. A massa e a Força são efetivamente alteradas, ou seja, uma mesa gigante bloqueando uma porta será mais eficiente, e um barbante pode tornar-se uma corda. Os pontos de vida de uma criatura, seu CA e seus testes de ataque não mudam, mas o dano muda proporcionalmente com o tamanho. Por exemplo, um guerreiro que recebeu Expandir de um mago de 6º nível agora está com 160% do seu tamanho normal — ou seja, seu tamanho normal (100%), mais o conferido pela magia (60%). Se este guerreiro acerta com sua espada e faz 6 pontos de dano, seu dano é ajustado para 10 (6 x 1,6 = 9,6 que, arredondado para cima, dará 10). Quaisquer bônus que ele possua serão adicionados agora. O reverso, Encolher, anula Expandir, ou encolhe criaturas ou objetos. A criatura ou objeto perde 10% do seu tamanho para cada nível de experiência do mago, até chegar a um mínimo de 10% do tamanho original. Daí para a frente, seu tamanho diminuirá 30 centímetros para cada nível restante do mago, até chegar a menos que 30 centímetros, quando passará a diminuir 3 centímetros por nível restante do mago, até chegar a menos que 3 centímetros, quando passará a diminuir de 0,3 centímetros por nível restante, até chegar a um mínimo de 0,3 centímetros — a magia não pode fazer com que a criatura desapareça completamente. Por exemplo, um gigante de 5 metros recebe Encolher de um mago de 17º nível, ou seja, ele diminuirá em dezessete etapas. Nove etapas são gastas para deixá-lo com 50 centímetros. Daí, ele passará a diminuir a cada 30 centímetros, até ficar com menos de 30 centímetros. Uma etapa é gasta e ele fica com 20 centímetros. Agora, ele passará a diminuir a cada 3 centímetros. Mais seis etapas são gastas e ele diminui mais 18, ficando com 2 centímetros. Agora ele passa a diminuir a cada 0,3 centímetros, mas resta apenas uma etapa, que o deixará com 1,7 centímetros. Um objeto encolhendo poderá danificar objetos que estejam afixados a ele, mas só encolherá enquanto ele mesmo não for danificado. Criaturas que não queiram ser afetadas por Encolher também têm direito a uma JPC para evitar o efeito.