◆ Juiz ◆
Predestinado pela divindade da justiça
É aquele que “julga”, “é a lei”. Um cavaleiro devotado à justiça (diferente do paladino) investido de autoridade pública com o poder para exercer a atividade jurisdicional divina, julgando os conflitos de interesse que são submetidas à sua apreciação. Ele não é um sacerdote, pois não atua como mediador entre o povo e o seu deus, mas sim um predestinado pela divindade da justiça para cumprir uma tarefa na terra. Muitos sacerdotes, paladinos e reis quebram suas promessas. Os juízes então são levantados para punirem com a morte tais hereges pelo sacrilégio.
Restrições
Além de seguir a evolução de experiência de um Guerreiro especialista, o Juiz deve ter um alinhamento ordeiro ou neutro, além de possuir um código de justiça. O Juiz mantém suas habilidades de Guerreiro Aparar e Maestria em Arma, mas. deixa de receber qualquer evolução ao se tornar um especialista.
Habilidades de Classe
1 Olhar fulminante: O juiz usa uma ação de movimento e escolhe um alvo para marcá-lo (geralmente o líder do bando). Se o alvo atacar outro que não seja o juiz, terá -2 no teste de ataque contra o aliado e sofrerá 1d6 de dano sagrado do juiz. Além disso, se ele estiver sob o olhar fulminante e atacar um aliado, estando este adjacente ao juiz, o juiz poderá golpeá-lo livremente (contra-ataque). O juiz deve se engajar com o alvo até o fim do combate. Um inimigo sob o olhar fulminante, não pode realizar a manobra “recuar”. Ele pode usar essa habilidade uma vez por encontro.
3 Espada Condenatória: o alvo do seu olhar Fulminante torna-se uma presa em suas mãos. Todo ataque contra ele será considerado fácil e o Juiz recebe 1d4 de dano adicional.
6 Imobilizar pessoas: Como a magia de Clérigo de 2º Circulo. Ele pode usar essa habilidade uma vez por encontro.
10 Morte ao culpado: Se o Juiz conseguir um 20 natural contra o Alvo do seu olhar fulminante, este deve testar sua JPC ou será executado.