Um monge investigador é um clérigo especializado na compreensão através da razão e da sabedoria. Investigadores natos eles carregam em sua essência a arte da indagação e buscam sempre a verdade através do questionamento.
São comumente contratados por nobres e aristocratas para que lidem com a corrupção e os mistérios das cidades mais numerosas.
Restrições
Quando um clérigo se especializa em um monge investigador ele irá abdicar de boa parte de sua proteção passando a usar armaduras acolchoadas e roupas leves, além de mantos e batas, também renunciará o uso de calçados fechados de quaisquer tipos, preferindo sandálias de couro e solas abertas.
Por conta de sua natureza indagadora, o Monge Investigador deve ser neutro em seu alinhamento.
Por causa de sua relação com a razão o Monge Investigador perde a habilidade de Afastar Mortos-Vivos do Clérigo.
Assim como os Acadêmicos os Monges Investigadores não poderão usar armas cortantes e perfurantes, caso usem, perderão as habilidades de Monge Investigador.
Habilidades de Classe
1 Argumentar: Com esse talento o Monge é capaz de contradizer com argumentos e falatórios qualquer alvo que o desafie. Um Monge Investigador tem 1-3 em 1d6 de chance para passar em Argumentar em caso de sucesso o alvo deve fazer seu próximo teste difícil (D). Argumentar só funciona em um único alvo e uma única vez. Criaturas Animadas e Constructos são imunes ao Argumentar. Ao atingir nível 8 o teste feito pelo alvo passa a ser Muito Difícil (MD).
1 Investigar: Investigar é um Talento que se assemelha ao Rastrear do Ranger, porém ela só pode ser ativada em áreas urbanas. Investigar permite ao Monge Investigador vasculhar uma área atrás de pistas como, pegadas, gotas de sangue, sujeira e outros vestígios que foram deixados para trás. O Monge Investigador tem a chance de investigar ao tirar 1-2 em 1d6. Aumentando em 1-3 em 1d6 ao atingir o nível 3.
1 Kit de Investigação: O Monge é capaz de carregar consigo uma variada gama de objetos tais como Lunetas, Lupas, Giroscópios, entre outros. Estes objetos podem ser adquiridos em um kit (de até 4 objetos) pelo custo de 10 PO, cada objeto equipado ao Monge aumenta a chance de investigar em +1
3 Detectar Magias: 1 vez por dia o Monge Investigador pode detectar a magia de um lugar ou alvo, como se fosse um mago.
3 Imunização Racional: 1 vez por dia o Monge Investigador pode conjurar, em si e em outro aliado à sua escolha, uma explosão de racionalidade capaz de deixá-los imune ao Controle Mental e aos efeitos do Medo Duração: 1d4+ Modificador de Sabedoria em Turnos (1d6 no nível 5 e 1d8 no nível 8).
6 Ler Magias: 1 vez por dia o Monge Investigador pode decifrar inscrições de magia deixadas nos lugares, como se fosse um mago.
6 Suprimir a Insanidade: 1 vez por dia o Monge Investigador pode suprimir a insanidade de um alvo humanoide tornando-o são por um breve momento. O alvo curado permanecerá nessa condição por 1 dia inteiro. No nível 8 Suprimir a Insanidade atinge uma quantidade de alvos equivalente ao seu modificador em Sabedoria.
10 Fé ou Razão?: Ao atingir o nível 10 um Monge Investigador viverá em plenitude com suas convicções, do jeito que, sua fé e razão passam a conviver em comunhão. A partir de agora, o Monge Investigador poderá lançar magias Arcanas de até círculo 2. A quantidade de magias diárias que ele poderá lançar é equivalente ao seu Modificador de Carisma.