◆ Padroeiro ◆
Combatentes de fé
Clérigos campeões de sua ordem, treinando uma mescla de ensinamentos religiosos e combate pessoal para formar um verdadeiro bastião da fé. Costumam concluir seus treinamentos em aventuras pelo mundo para professar e auxiliar sua causa e retornar a sua ordem.
Restrições
Além de seguir a evolução de experiência de um Clérigo especialista, o Padroeiro está limitado apenas a personagens ordeiros. Além disso, inicialmente não são aptos a conjurar magias (algo que desenvolverão com treinamento), e perdem acesso às habilidades Cura Milagrosa e Afastar Mortos-Vivos, mas podem usar todos os itens mágicos como um Clérigo padrão faria (desde que sejam ordeiros) além de possuir uma causa religiosa com pelo menos 3 preceitos criados em conjunto com o Mestre.
Habilidades de Classe
1 Expurgar o Mal: o Padroeiro luta pela sua causa com fervor inabalável, o Padroeiro atacando mortos-vivos e demônio recebem um bônus de +2 no dano com sua arma. Além disso padroeiros perdem a restrição sobre o uso de armas cortantes e de perfuração.
3 Brilho Divino: o Padroeiro começa a dominar os milagres divinos na prática, sendo capaz de conjurar uma única magia de 1º círculo por dia, como um Clérigo de 1º nível. Todas as regras de conjuração, memorização e lista de magias de um Clérigo são compartilhadas por um Padroeiro.
6 Esplendor Divino: o Padroeiro passa a ser capaz de lançar magias divinas diariamente como um Clérigo cinco níveis abaixo do seu. Um Padroeiro de 6º nível memoriza e lança magias como um Clérigo de 1º nível. Ataques contra mortos-vivos e demônios são ataques fáceis para o Padroeiro. A partir desse nível o Padroeiro pode receber o chamado de sua montaria divina (de acordo com o mestre).
10 Arma Consagrada: o Padroeiro que possui uma arma mágica ordeira pode uma vez por semana concentrar sua fé em sua arma e dissipar qualquer efeito mágico de ciclo igual ou menor a metade do nível do Padroeiro ao tocar a criatura ou objeto que esteja sob esse efeito. Sua arma mágica é considerada como um encantamento acima quando atacando mortos-vivos e demônio, assim uma maça +1 seria considerada uma maça +2 nesses casos