Rúnicos empunham Lâminas Rúnicas: armas mágicas únicas conectadas a seu portador, capazes de feitos terríveis.
Muitos dos seus foram um dia paladinos, que, sucumbindo à tentação do poder, abandonaram seus juramentos para juntar-se à causa da injustiça.
Restrições
Além de seguir a evolução de experiência de um Guerreiro especialista, o Rúnico deve assumir o mesmo alinhamento que sua Lâmina Rúnica.
Rúnicos se tornam vulneráveis à habilidade Afastar Mortos-Vivos do Clérigo (possuem moral igual a 9), e não podem contratar mercenários.
O Rúnico mantém suas habilidades de Guerreiro Aparar e Maestria em Arma, mas deixa de receber qualquer evolução ao se tornar um especialista.
Habilidades de Classe
1 Lâmina Rúnica: Lâminas Rúnicas são artefatos inteligentes e perspicazes, capazes de se comunicar com seu portador por telepatia. Elas são capazes de atingir quaisquer criaturas que necessitem de uma arma mágica +1 ou melhor para serem feridas. Lâminas Rúnicas podem possuir as mesmas estatísticas que adagas, espadas bastardas, espadas curtas, espadas longas, montantes ou sabres. existem apenas treze Lâminas Rúnicas, e não mais que treze Rúnicos podem existir ao mesmo tempo. Cada Lâmina Rúnica foi criada há muito tempo para algum propósito maligno, e cada uma possui uma vontade sombria que varia de acordo com seu alinhamento: desde esmagar rebeliões contra uma soberania vigente a adquirir conhecimentos profanos a destruir figuras que representem o certo ou a Ordem, como Paladinos.
1 Olhar Penetrante: O Rúnico torna-se capaz de emitir um olhar aterrorizante a um inimigo. Enquanto contato visual for mantido, o alvo permanecerá paralizado, incapaz de se mover ou realizar ações. O alvo pode realizar uma JPS para evitar o efeito, ou sempre que receber dano. Uma vez liberto do efeito (ou após passar em uma JPS), o alvo se torna imune a essa habilidade por um dia.
3 Comandar Mortalha: Uma vez por dia, o Rúnico é capaz de fazer mortos-vivos se curvarem à sua vontade. Todos os mortos-vivos em um raio de 18 metros do Rúnico devem fazer um teste de moral. Aqueles que falharem o reconhecem como seu novo mestre. O Rúnico pode manter um número de DVs sob seu controle igual ao seu nível -2.
6 Montaria Sombria: O Rúnico se torna capaz de realizar um ritual para invocar uma montaria demoníaca. Independente da aparência, a montaria possui as mesmas estatísticas que um Worg com número de DVs igual a metade do nível do Rúnico.
10 Imunidade das Tumbas: Sendo praticamente um morto-vivo, o Rúnico se torna imune a qualquer tipo de veneno, doença ou maldição (mágica ou não) e não envelhece por meios naturais.