Esta besta quase nunca se mostra na superfície. Fica enterrado durante praticamente toda sua vida e constrói um cone por onde seres incautos podem cair e servir de alimentos para ele. Ele tem uma percepção sísmica e tentáculos para ajudar a presa a escorregar para sua garganta. Dizem que é uma morte lenta e consciente. É conhecido por tribos do deserto por Sarlak.
Boca: +16 / 2d4 + Toxina
Tentáculo: +8 / não causa dano, mas facilita escorregão (torna a JP difícil)
Cone Escorregadio: Qualquer criatura que passe pelo cone escorregadio de Sarlak deve realizar uma JP D. Os tentáculos ficam embaixo da areia mexendo e afofando, facilitando o alvo a não se fixar e escorregar mais facilmente para a boca. O cone tem o tamanho necessário para se realizar 3 JP D seguidas. Se um alvo conseguir ter sucesso nas 3 JP, consegue sair do cone. Até 3m próximo à beirada do cone pode ser incorporada com ação dos tentáculos.
Toxina Paralisante: A boca tem dentes muito finos que injetam uma toxina que faz a pessoa paralisar. Ela vê o tempo passar, mas não consegue se mover, nem agir, mas sente dor e percebe ao seu redor. A cada dia o alvo pode realizar uma JP CON e perde -1 de CON. Esta perda cessa quando tiver CON 1 e fica assim por mais 1 ano, quando então morre.
Engolir: Um alvo dentro de Sarlak consegue atacar com -4 de penalidade e causando metade do dano. Caso consiga fazer 15 pontos em uma rodada é regurgitado para fora do cone com 4 níveis de exaustão. Após 2h sem ação da toxina a paralisia começa a sumir e após 1h já tem controle de suas ações.
Besta vinda do plano da terra comedora de tudo o que é vivo na região e pelo seu tamanho, praticamente nada se alimenta dele.
Sua reprodução acontece com a inoculação de um ovo em uma vítima e seu regurgitamento. Conforme ela anda pelo deserto a larva vai crescendo em seu interior e mata o hospedeiro, quando então se enterra e começa a formar seu cone. Caso seja muito perto de seu “pai”, o filho vive aderido ao mesmo como um parasita.
Caçar uma besta dessas é algo para poucos, mas quando conseguem, glândulas da toxina paralisante, que são muitas, são vendidas por preços exorbitantes em determinados mercados especializados em matéria prima arcana.
Caçar uma besta dessas é algo para poucos, mas quando conseguem, glândulas da toxina paralisante, que são muitas, são vendidas por preços exorbitantes em determinados mercados especializados em matéria prima arcana.
Dicas aos Mestres
Armadilhas naturais como esta criatura são pontos importantes dentro de um cenário desértico. Lendas podem ser criadas sobre a areia que engole caravanas inteiras, por exemplo.
Por: Sandro Ripoll