Tundro

Rinoceronte rochoso que se alimenta de minério mágico e expele pelotas explosivas
Animal, Grande e Neutro
Encontro:  1   (1d4)
Tesouro:  - (A)
Experiência: 650 Xp
Movimento: 9
DV [PV]
8 [70]
CA
18
JP
10
MO
10
◆1 x Marrada + 05 (2d6 + 5)

Nas longínquas Montanhas Hercull, onde raríssimo mineral brota de suas entranhas (Minério Herck), vive um animal plácido, quieto e territorialista, o Tundro.
A primeira vista é semelhante a um rinoceronte porém olhares mais atentos mostram que apresenta 4 pares de patas, um colar de estruturas ósseas resistentes como rochas e chifres em sua fronte. Um desses chifres é oco e capaz de arremessar rochas explosivas á grandes distâncias.


Combate


Tundros são calmos e pacíficos até que o tirem do sério. O problema é que é muito fácil o tirar do sério. Basta invadir seu território.
Sua forma mais comum de ataque é correr em direção a um oponente e dar uma marrada com seu chifre. Caso seu golpe seja muito poderoso pode inclusive atropelar.
Outra forma de ataque e a mais característica, é o arremesso de rochas explosivas. A constante presença e consumo do minério Herck faz com que rochas estejam sempre disponíveis para arremesso pelo chifre principal.
Tribos locais podem domesticar Tundros e até mesmo servirem de montaria. Caso isso aconteça seu colar de ossos serve como escudo protegendo quem o monta, fazendo com que seja muito difícil atingi-lo.
**Atropelar: Caso tire crítico no ataque de marrada corre pelo oponente causando 4d6 de dano devido seu pisoteio.
Arremesso de Herck: Uma vez a cada 3 rodadas pode lançar até 2 rochas explosivas à uma distância de até 10m, que causa 2d6+4 de dano em um raio de 3m. Uma JP D pode ser feita para metade do dano.


Ecologia


Ninguém em seu território o preda. Alguns dragões e seres maiores, em desespero até tentam, mas devido seu mau humor e ferocidade em combate mostram que existe presa mais fácil em algum outro local.
Ele se alimenta de vegetais e pequenos mamíferos e lagartos. Veios de minério Herck são usados por ele para lamber e até mesmo comer pequenos pedaços.


Utilidade


Ossos, couraça e estômago são procurados por alquimistas e artífices para a confecção de utensílios resistentes à explosões e fogo.



Dicas aos Mestres
Apresenta o mesmo nicho ecológico dos rinocerontes e humor similar. Deixados em paz, quase que fazem parte da paisagem, mas chegar perto pode atiçar a vontade de jogar pedras e dar chifradas.
é conhecido uma tribo que domestica animais especiais da região e são chamados de Herculoids e em breve mais descrições surgirão sobre esses moradores das montanhas Hercull.



Por: Sandro Ripoll