Kéfalusraptor

Ágeis e vorazes
Animal, Grande e Caótico Qualquer
Encontro:  1d4   (2d6)
Tesouro:   ()
Experiência: 375 Xp
Movimento: 9
DV [PV]
6 [30]
CA
16
JP
8
MO
10
◆1 x Mordida + 06 (1d6 + 2)
◆ 2 x Garras + 6 (1d4 + 2)
◆ 1 x Espinho + 6 (1d4)

Caçadores ágeis e vorazes, apesar de terem predileção por terrenos pantanosos e florestas estas criaturas habitam diversos tipos de terreno passando pelo semi árido até em regiões de maior altitude e baixa temperatura, são encontrados próximos a cavernas ou estruturas naturais que possuam alguma fonte de calor.

Sua coloração varia de acordo com seu habitat, as fêmeas são ligeiramente maiores que os machos e são as líderes do bando, possuem listras ao longo do corpo de cores quentes, enquanto os machos, de cores frias.
São agressivos e perspicazes e caçam em conjunto cercando sua presa e perseguindo-a por longas distâncias até que o seu veneno faça efeito, paralisando totalmente suas vítimas. Entretanto, não se importam roubarem a refeição de outros predadores.
Próximos a civilizações, fazendas e vilas, essas criaturas podem causar um enorme prejuízo aos rebanhos, plantações e até mesmo atacando fazendeiros e camponeses.


Combate


Fraquezas: a moral destas criaturas tendem a diminuir para 8 quando:



  • Líder e matriarca do bando for a primeira a ser derrotada ou aprisionada.

  • Quando forem expostos a uma quantidade de fontes de fogo expressiva de tamanho maior ou igual ao bando.

    Magias:


    Duas Cabeças: esta aberração possui duas cabeças que estão sempre atentas, teste de surpresa para surpreendê-las é realizado com 1d8.
    Espinhos: Estes vorazes e sorrateiros caçadores, possuem espinhos pelo corpo, porém, os que ficam alocados ao longo da cauda podem ser arremessados em direção ao alvo em uma distância de até seis metros.
    Veneno Paralisante: qualquer criatura atingida por um espinho do Kéfalusraptor, deverá ser bem-sucedida em uma JPC para evitar os efeitos de seu veneno. O veneno começa a fazer efeito em 1d6+5 rodadas após atingido pelos espinhos.
    O veneno tem efeito paralisante e os músculos do alvo envenenado aos poucos perdem sua função, deixando sua(s) presa(s) prostradas e incapazes de qualquer movimento, assim, totalmente inertes podem ser devoradas sem mais esforço, ou arrastadas para seu covil.
    Uma falha no teste de JPC causa a perda de 1d6 pontos de Destreza por turno até seu valor chegar a 3. Um antídoto ou magia podem neutralizar o veneno e encerrar seus efeitos.
    Adaptado: tratam terrenos pantanosos como se fossem planícies para qualquer cálculo de deslocamento.



Ecologia


Por serem agressivos vivem em bandos pequenos onde toleram apenas um único macho, que fica responsável por copular com as outras fêmeas do bando e toma conta do ninho, até o nascimento dos filhotes, que por meio da força se impõe no grupo que tende por expulsar os mais fracos. Os machos são os primeiros a serem exilados e vagam procurando outras fêmeas para que possam formar um novo bando.

Quando dois bando se encontram, dificilmente não haverá confronto.


Utilidade



Dicas aos Mestres
Os espinhos destas criaturas são usados na confecção de flechas mágicas de boa eficiência, além disso, tendo as habilidades necessárias é possível extrair parte de seu veneno paralisante de suas glândulas.
lém disso, mercadores e nobres excêntricos pagam um bom preço pelos ovos deste animal, que apesar do perigo e dificuldade podem ser domados e domesticados para guarda territorial e lutas em arenas. Obedecendo apenas um único dono/domador.



Por: Luiz P. Silva
@jungle_n_dungeon****