Os Kobolds são humanoides de aspecto reptiliano, conhecidos por sua aparência semelhante à de pequenos dragões e uma reputação de astúcia e covardia. A devoção fanática que têm pelos dragões e semideuses malignos muitas vezes os leva a servir como lacaios e bajuladores destas poderosas entidades. Apesar de sua covardia inata, são implacáveis quando se trata de proteger seu território e acumular riquezas.
Sua pele, escamosa e resistente, varia em tons de verde, marrom e cinza, camuflando-os em seus ambientes subterrâneos. O focinho alongado e olhos penetrantes lembram os de um réptil, e pequenos chifres ósseos adornam suas cabeças. Uma cauda preênsil e ágil completa sua aparência, enquanto suas garras afiadas são suas principais armas.
Os Kobolds são conhecidos por sua covardia, mas essa característica é muitas vezes uma manifestação de uma mentalidade pragmática. Eles preferem sobreviver e prosperar através de estratégias furtivas, evitando confrontos diretos sempre que possível. A covardia é vista como uma ferramenta para manter a segurança pessoal e a sobrevivência.
A astúcia é uma virtude essencial para os Kobolds. São criativos e engenhosos, capazes de criar armadilhas elaboradas, emboscadas e estratégias de batalha inusitadas. Sua inteligência e habilidades são usadas para superar adversidades e alcançar seus objetivos.
Dada a natureza traiçoeira do mundo em que vivem, os Kobolds são naturalmente desconfiados. A desconfiança é uma defesa contra traições e ataques inimigos. Eles são cautelosos ao fazer novos contatos e relutantes em estabelecer alianças.
Impulsionados pela adoração aos dragões e pela busca por tesouros, os Kobolds frequentemente partem em aventuras. Podem se unir a grupos variados, incluindo outras raças, para alcançar seus objetivos. Perguntas comuns para auxiliar na criação de personagens:
1 Esguio (Opcional):
rola 4d4 ao invés de 3d6 para obtenção dos atributos (ou 5d4 e elimina o menor valor), Caso utilize dessa regra ganha um bônus de 2 em sua JPD.
1 Sagacidade:
1-2 em 1d6 para Encontrar e Desarmar Armadilhas (se for Ladrão, +1 na chance do talento para encontrar e desarmar armadilhas)
1 Mordida:
considera ataque armado corpo-a-corpo com dano de 1d4 + modificador de força
1 Pequeninos:
todos os ataques provenientes de criaturas grandes ou maiores são considerados difíceis (-2)
1 Escamas:
+1 CA (armadura natural)
1 Restrições:
são incapazes de usar armas grandes e só podem usar armaduras de couro
◆Movimento base dos Kobold é 6 metros.
◆Infravisão 18 metros.
◆Alinhamento Geralmente Caótico.