Raça de indivíduos com torso magro, muito semelhante à um Elfo, com pelagem escura e com orelhas pontiagudas. Da cintura para baixo apresenta corpo serpentiforme, com couro negro fosco e duas protuberâncias ósseas na parte terminal da cauda. Outra característica marcante é a presença de 3 dedos, mas isso não prejudica em nada as suas ações manuais.
Podem ter pequenas variações de cores, principalmente na parte serpentiforme, mas o torso é sempre negro e muito magro. Muitos machos usam a cabeça raspada e as fêmeas deixam o cabelo crescer.
Atinge a maturidade por volta dos 15 anos e vivem até os 200.
Originalmente era uma raça que vivia em tocas em florestas, bosques e planícies que tiveram contato com os Elfos há muito tempo.
São inimigos eternos dos Yuan-Ti que os escravizou durante eras e essa mácula ainda persiste em todos desta raça.
Desenvolveram um uso de bumerangues e zarabatanas, mas algumas comunidades próximas às de Elfos carregam cimitarras também
Amantes da natureza e seus defensores ferrenhos. Adoram a liberdade também e por isso são inimigos detestados dos Yuan-Ti.
São pouco falantes e não são muito afeitos à magias arcanas, sendo origem de medo por parte de algumas comunidades.
Reservados, curiosos e tímidos inicialmente, se soltam muito depois, tornando bastante falantes entre si e com quem ganha confiança.
São excelentes rangers, druidas, principalmente. Ladino é uma classe que parece que são feitos para ele, já que não tem muito a noção de posse e muitos objetos em suas cidades mudam de mão a cada estação. Não são estúpidos, mas tem pouco apego à bens materiais. São mais das florestas e ermos que de cidades e por isso a classe ladina é uma opção mais voltada à exploração e desbravamento de ermos.
1 Corpo Serpentiforme:
O longo corpo fornece muitas possibilidades diferenciadas. Atacam com a parte pontiaguda da cauda (1d4 de dano), escondem-se com muita facilidade quando se enrolam e conseguem prender um oponente quando abdicar de seu ataque com armas para atacar com o corpo. Faz. Geralmente o tamanho do corpo serpentiforme é o dobro do tamanho do torso humanoide. Em seu deslocamento se move na altura de um humano médio, mas conseguem se esticar quase o dobro disso alongando o corpo serpentiforme.
1 Furtivos:
São especialistas em se esconder e em passar despercebidos, conseguindo se esconder com uma chance de 1-2 em 1d6. Se o Yar Ynik adotar a classe Ladrão, ele acrescenta ainda um bônus de 1 no seu talento Furtividade
1 Restrições:
Só utilizam armadura de couro e sob medida. Armas apenas as leves, como bumerangue, zarabatanas, cimitarras, adagas, arco e flecha e similares. Armas pesadas são proibidas para esta raça.
◆Movimento base dos Yar Ynik é 9 metros.
◆Infravisão Não possui.
◆Alinhamento Neutro.