Os Drágomos são o resultado de rituais arcanos com ovos de dragões. São seres humanóides de características dracônica que, com o surgimento das muitas guerras que eclodiram em Valansia, ganharam espaço em Vethusia. Eles foram originalmente criados a partir de ovos de dragões e magias arcanas ou divinas. Durante essa era, drágomos serviram como servos de Orcus enquanto outros, a Artheus. Depois da guerra, eles se espalharam pelas várias regiões de mundo. Eles são grandes e fortes dragões humanóides, bípedes. Possuem escamas que podem ter quase qualquer tonalidade de cor (dependendo da cor do dragão do qual fora criado). Possuem cauda, garras e uma bocarra. Medem 1,80 a 2,10 m de altura. Podem viver até 400 anos, até que suas escamas se tornem fracas e seus ossos pesados.
Para um drágomos metálico, a honra, justiça e lealdade são mais importantes que sua própria vida. Por outro lado, os drágomos cromáticos criados de magia arcana, pendem ao caos e a destruição. A vontade ardente pela perfeição revela outro aspecto dos drágomos. Eles valorizam a técnica, o combate e a excelência em todos os seus afazeres acima de tudo. Eles odeiam fracassar e se dedicam ao máximo antes de desistir de qualquer missão. Por vezes, essa dedicação extrema ao que fazem acaba levando as outras raças o verem como seres arrogantes e orgulhosos (O que não é uma mentira em se tratando dos drágomos cromáticos). Os drágomos habitam em cidades isoladas, inerentes ao terreno favorito da cor do dragão da qual foram criados.
Os drágomos procuram aventuras pela chance de mostrarem seu valor em batalhas, conquistar glória e talvez se tornarem valentes, cujas histórias serão contadas durante gerações. Alcançar a glória perpétua por meio de façanhas honrosas, proezas audazes e extrema habilidade em combate - esse é o sonho do drágomos ao se aventurarem.
1 Garras ou Mordidas:
O drágomo pode morder sua vitima causando 1d6+mod de força de dano ou atacar com as duas garras (uma única jogada) numa condição difícil, causando 1d4+ o dobro do mod de força. Essa jogada será considerada um ataque armado.
1 Má Reputação:
Os drágomos estão sempre sob suspeita ou vistos por se passarem prepotentes. Será mais difícil fazer com que confiem em nele, isso tornará seu teste de reação para com os outros, difícil.
1 Vunerabilidade:
Dependo da cor do dragão do qual o drágomo foi oriundo, ele possui uma fraqueza. Sempre que sofrer uma magia ou baforada de um elemento contrária ao seu, o drágomo receberá a condição difícil em sua JP. Se for um dado extra de dano, como uma espada flamejante + 1d6, por exemplo, num drágomo branco, ele sofrerá 2d6 devido a sua fraqueza. Azul / frio Branco / fogo Sombras/ dano sagrado Bronze/ elétrico Cobre / elétrico Prata / fogo Dourado/ frio Negro / frio Verde / fogo Vermelho / frio
◆Movimento base dos Drágomos é 9 metros.
◆Infravisão 18 metros.
◆Alinhamento Ordeiros.