Nascidos do cruzamento de humanos com anões, os muls herdam a adaptabilidade e tamanho de seus pais humanos e o grande potencial físico de seu lado anão. Muls pesam entre 125 quilos e chegam a mais de 150 kg, muls tem entre 1,8 a 2,1 metros de altura. Seus corpos são extremamente musculosos e largos. Muls não possuem quase nenhum tipo de pelo no corpo. Suas feições são mais próximas a de humanos, mas a presença de orelhas pontudas e sobrancelhas protuberantes denuncia que se trata de um mul.
Muls sempre existiram, mas apenas com a ascensão dos Reis feiticeiros seus números começaram a aumentar. A maioria é concebida forçadamente em cativeiro por mestres e comerciantes de escravos. Não é raro que suas mães morram durante o parto. Muls são estéreis e não podem conceber. Eles são criados quase sempre para servirem como escravos, como mão de obra para trabalhos pesados ou entretenimento nas arenas. Muls são escravos cobiçados devido às suas capacidades físicas e tenacidade.
Muls são meio-anões, um cruzamento entre um anão macho e uma humana fêmea. Devido a suas grandes estruturas ósseas, a gravidez é difícil tanto para a mãe quanto para Mul, geralmente resultando na remoção da criança do corpo de sua mãe moribunda.
Normalmente, Muls são tratados bem quando fazem seu trabalho. Alguns muls são tão bem tratados que veem até mesmo sua situação de escravidão como vantajosa. É claro, estes ignoram que sofrerão represálias violentas caso não cumpram com o trabalho conforme os caprichos de seus mestres.
Devido à sua criação, muls são difíceis de lidar. Eles não costumam procurar amizade ou companheirismo, por serem incentivados desde a infância a se focar no trabalho e no aperfeiçoamento próprio apenas.
Isso dá uma característica extremamente áspera à personalidade da maioria dos muls, tornando-os extremamente difíceis de se aproximar ou de firmar relações. Alguns chegam a ser resistentes à amizade.
Muitos muls escravos escaparam ou conquistaram sua liberdade e agora vivem vidas independentes por toda Athas. Destes, uma grande porcentagem trocou suas proezas de combate, abrindo caminho como soldados ou guardas. Alguns outros, dados a atividades mais cerebrais, recorreram às devoções sacerdotais ou às disciplinas mentais do psionismo.
Perguntas para se responder ao criar um aventureiro Mul:
Pergunta 1: Seu Mul é livre ou ainda é escravo?
Pergunta 2: Como ele enxerga a escravidão de outros seres?
Pergunta 3: O que ele está procurando com as aventuras?
1 Antecedentes de Escravidão:
Mul começa como escravo e, mesmo que sejam homens livres, os estigmas sociais relacionados a ser um ex-escravo sempre o perseguirão. Por qualquer serviço, compra ou contratação de ajudantes, o Mul terá de pagar 10% a mais do que os preços normais.
1 Restrições:
Devido a sua complacência e sua origem dura, os Mul não podem escolher seguir classes com Magia Arcana, porém não tem nenhuma restrição com Magia Divina podendo ser clérigos ou druidas.
1 Corpos Resilientes:
Muls tem grande força e resistência física que os tornam trabalhadores braçais extremamente capazes. Um mul precisa descansar apenas depois de 48 horas (ao invés de 24 horas, como as demais raças). Um mul começará a se sentir cansado somente após esse período, mesmo que esteja fazendo trabalhos pesados, como mineração, construção ou treinamento marcial. Após esse período, o mul deverá fazer um descanso normal (8 horas) e não acumulará nenhum tipo de exaustão.
1 Vigor Extra:
Quando descansam, muls recuperam o dobro de vida em um descanso (sem contar meios mágicos, como poções ou magia). Adicionalmente, muls recebem +1 PV por nível.
◆Movimento base dos Mul é 9 metros.
◆Infravisão Não possui.
◆Alinhamento tendem a neutralidade.