As arakocras são o povo mais comum de pássaros humanoides que habitam Athas. Aarakocras pesam por volta de 50 kg com cerca de 2 metros de altura. Com olhos escuros, bicos e garras acinzentadas, suas plumagens variam de tons claros prateados a até escuro amarronzadas. Os Aarakocras se organizam em pequenas tribos nas regiões montanhosas do deserto. A maioria dos aarakocras são xenofóbicos e carregam uma profunda desconfiança com outras raças.
A maioria das organizações aarakocra, sejam as pequenas tribos nômades ou grandes civilizações, são isolacionistas e os aarakocra defenderão sua terra natal a todo custo. Sua terra é um fator fundador para a cultura aarakocra e a maioria dos que deixam sua tribo são mal vistos e tidos como indisciplinados e inconsequentes.
Os Silvaarak tendem a permanecer entre os picos das montanhas. Eles se acham superiores a todas as outras criaturas devido a sua capacidade de voar acima do mundo. Aqueles que visitam as montanhas ou a floresta ao redor deles deve ser cuidadoso para não abusar dos presentes da natureza lá encontrados, pois os aarakocras veem como sua obrigação proteger a região. Ninho do Inverno mantém relações comerciais com as cidades-estados de Draj e Kurn, mas estão em situação hostil com os bandidos da Barreira de Agreste e a cidade de Eldaarich. Na verdade, Eldaarich regularmente envia escravistas para capturar qualquer aarakocra que possam encontrar.
Os aarakocras das Montanhas Brancas são raramente encontrados na Região de Tyr, embora muitos dos jovens homens-pássaros tenham começado a explorar o mundo além de seu santuário na montanha. Estes silvaarak aventureiros acreditam ser chegada a hora do Ninho do Inverno assumir um papel nos assuntos do mundo. Que impacto os silvaarak terão em Athas agora que uma porção significante de sua comunidade abandonou seus modos isolacionistas ainda há de ser visto.
Perguntas para se responder ao criar um aventureiro Aarakocra:
Pergunta 1: O que levou seu Aarakocra a ter contato com outras sociedades?
Pergunta 2: Como ele enxerga as outras raças de Athas?
Pergunta 3: O que ele está procurando com as aventuras?
1 Nascido dos Céus:
Aarakocras amam os céus e anseiam por liberdade. Seu deslocamento de voo é de 12 metros. Seus ossos são ocos, tornando-os leves, porém frágeis. Ataques de concussão causam grande dano nos aarakocras, infligindo 1d4 a mais de dano. Eles também sabem utilizar dardos e lanças naturalmente, independente da classe. Aarakocras somam +1 no acerto e no dano com estas armas enquanto estiverem voando.
1 Claustrofobia:
Aarakocras são claustrofóbicos e evitarão a todo custo entrar em espaços apertados. Nessas situações, todos os testes são considerados difíceis. Se o aarakocra tentar voar em espaços apertados (menos de 3 metros), seu deslocamento de voo é reduzido para 6 metros.
1 Predadores de Rapina:
Aarakocras tem grandes capacidades de caça. Sua visão alcança o dobro da de outras raças e seus olhos são adaptados para as luzes ofuscantes, como o Sol ou a luz que reflete na areia. Assim, Aarakocras não sofrem penalidades ao serem ofuscados.
1 Armas Naturais:
Aarakocras também podem fazer ataques naturais com suas garras. Um aarakocra pode fazer dois ataques com garras em um turno, sem somar a penalidade de fazer dois ataques no mesmo turno. As garras causam 1d4 de dano, o acerto e dano destes ataques é modificado pela Força.
◆Movimento base dos Arakocra é 6 metros.
◆Infravisão Não possui.
◆Alinhamento tende a neutralidade.