Pequenos, roliços, metódicos e corajosos, os halflings são um povo pacífico e rural habitando as colinas verdejantes, vivendo do que plantam e criam, formando comunidades bucólicas e pequenas, quase sempre próximas às fronteiras das terras dos humanos.
Possuem uma aparência muito similar a dos humanos, como se fossem mini-homens. Suas orelhas levemente pontiagudas, mas não o suficiente para se parecerem com as dos elfos, se destacam juntamente de seus pés, os quais são grandes, robustos e cobertos com uma espessa cobertura de pelos desgrenhados. Halflings estão, quase sempre, descalços.
Suas feições são bonachonas, com bochechas grandes brilhosas e rosadas, seus cabelos são encaracolados, grossos e volumosos, como se tivessem sido penteados despretensiosamente com as mãos.
São trabalhadores eficientes e metódicos. Buscam realizar suas tarefas com disciplina e correção para poderem desfrutar daquilo que mais gostam: o ócio regado a doses cavalares de conforto.
Gostam de viver bem, de comer com fartura, contar histórias exageradamente longas e de humor duvidoso. Apesar disso, são bons companheiros, sempre amigáveis, se você não se importar com histórias intermináveis e piadas com pouco sentido.
O ideal de vida dos Halflings é viver em paz e sob o signo da calma, trabalhar diariamente, descansar à beira do rio, ler, comer (de preferência 6 refeições por dia) e ver o tempo passar, em paz, na tranquilidade e longe da correria e das preocupações.
Se o conforto é o objeto de desejo de um halfling, outra característica é importante para defini-los: a curiosidade.
Halflings sentem um magnetismo com coisas que não conhecem e com assuntos que não dominam. Um halfling explora, investiga, toca. As lendas e histórias de locais distantes e de terras desconhecidas aliadas ao seu conhecido destemor, são uma das poucas coisas capazes de fazê-los abandonar suas tocas e um bom livro à beira da lareira.
Tolerantes, estáveis e sociáveis, os halflings são sem dúvida os amigos mais fáceis de se fazer, fora de um indivíduo de sua própria raça.
Se estabilidade é o adjetivo do halfling, a curiosidade é a contradição que os define. Vivendo em constante conflito entre comodidade e curiosidade, halflings têm “contradição” como nome do meio.
Contradição a qual se une a outra igualmente intrigante: a questão ambição-riqueza. Não que eles não se importem com dinheiro, sim, eles se importam, mas, se para outras raças dinheiro é poder, para os halflings dinheiro é conforto e tranquilidade.
Uma cadeira estofada com tecido confortável, ideal para uma sesta após uma das muitas refeições diárias, faz mais a cabeça de um halfling do que um trono cravejado de gemas preciosas.
Ao mesmo tempo, halflings não possuem um forte desejo de acúmulo e ambições por poder. Você dificilmente verá um halfling ostentando riqueza ou divagando sobre conquistas políticas. Eles são muito mais práticos nos seus desejos: a sensação de pertencimento, a vida em comunidade, as amizades, o conforto, as viagens ao desconhecido, tudo isso temperado com uma boa dose de destemor.
Halflings precisam de poucos motivos para se tornarem aventureiros, como sua curiosidade e seu destemor.
Já suas buscas podem ser bem mais variadas. Podem estar indo atrás de um remédio para o tédio, de diversão ou de uma boa história para contar. Os clássicos literários dos halflings quase sempre descrevem aventuras, heróis e seus feitos e, em menor número, biografias de halflings aventureiros com uma boa dose de exagero (ou não).
Halflings se aventuram porque querem expandir seus horizontes, e não têm nenhum medo do desconhecido.
Eles querem conhecer, ocupar-se, entender e participar.
1 Furtivos:
São especialistas em se esconder e em passar despercebidos, conseguindo se esconder com uma chance de 1-2 em 1d6. Se o Halfling adotar a classe Ladrão, ele acrescenta ainda um bônus de 1 no seu talento Furtividade.
1 Destemidos:
Os halflings são muito resistentes a efeitos que afetem sua força de vontade, recebendo um bônus de +1 em qualquer teste de JPS.
1 Bons de Mira:
Pela tradição racial de jogos de arremesso, para os halflings qualquer ataque à distância com uma arma de arremesso é considerado um ataque fácil.
1 Pequenos:
Devido à baixa estatura e agilidade, todos os ataques provenientes de criaturas grandes ou maiores são considerados ataques difíceis para acertar um halfling.
1 Restrições:
Por não terem tradição na forja de armaduras, os halflings usam apenas armaduras de couro, a não ser se armadura for confeccionada especialmente para ele. Um halfling não pode usar armas grandes, sendo restrito apenas a armas pequenas ou médias. Um halfling só consegue usar uma arma média como se fosse uma arma de duas mãos.
◆Movimento base dos Halfling é 6 metros.
◆Infravisão Não possui.
◆Alinhamento tende a ser Neutro..