Manobras
Manobras de Combate de forma mais fácil pra achar
Por: kaishin
Quando o jogador quiser fazer alguma manobra defensiva ou ofensiva ele explicará o que quer fazer e caso seja possivel o mestre deve fazer uma regra para a situação seguindo os seguintes parametros.
Manobras Defensivas - O personagem deve decidir a manobra em seu turno e fazer uma ação de manobra pra preparar a mesma (semelhante a preparar contra investida), estando preparado o inimigo que quiser passar pela manobra defensiva do jogador fará um ataque normal e o jogador deve rolar 1d20 + bonus de CA contra o ataque do oponente, em caso de sucesso a manobra acontece em falha ela não acontece.
Exemplo:
Preparar para Aparar/Bloquear, o jogador gasta sua ação e assume uma postura defensiva, ao ser atacado ele deve fazer o teste padrão da manobra em caso de sucesso deve rolar o dano de sua arma, essa rolagem deve ser reduzida do dano do atacante até o mínimo de zero. Escudos rolam 2d8 e caso estejam usando duas armas e for Perito pode rolar o dano das duas armas na redução caso contrário role apenas o dano da arma principal.
Manobras Ofensivas - O personagem que decidir fazer uma manobra ofensiva deve gastar uma ação de manobra e faze-la imediatamente, normalmente manobras ofensivas são ações que causam algum efeito no inimigo, para isso o jogador deve além de acertar o inimigo fazer uma rolagem de ataque contra a CA de 10 + o número de dados de vida da criatura.
Exemplo:
Desarmar, o jogador deve gastar sua ação e atacar o oponente, caso o ataque seja bem sucedido e o oponente possua uma arma que possa ser derrubada o jogador fará um teste contra uma CA de 10 + número de dados de vida do inimigo, caso passe ele será desarmado, caso falhe o ataque é perdido.