Empreender é uma forma de aplicar o dinheiro recebido nas aventuras em um negócio, como uma loja ou taverna, caravana comercial, companhia de mercenários, mina, moinho e até mesmo propriedades rurais. A seguir estão as regras para gerenciar um empreendimento.
O investimento inicial é o valor necessário para que o negócio comece a operar, seja para a aquisição de mercadorias, aluguel de espaço ou contratação de empregados.
O saldo financeiro é a quantidade de dinheiro (em PO) que um negócio tem em caixa. Inicialmente, todo empreendimento começa com um saldo de 3 PO.
Um personagem administrador pode adicionar o maior modificador de Inteligência, Carisma ou Sabedoria ao gerenciamento da empresa ao apurar as entradas do período. Se o jogador optar por fazer isso, deve também aplicar qualquer modificador negativo dessas características ao lançamento de despesas.
As despesas do negócio são apuradas ao final de cada ciclo semanal.
Lançamento de despesas: A empresa começa com um dado de lucro de 1d6. Cada vez que acumular 10 PO em lucros, o dado aumenta um nível, até no máximo 5d6. Uma jogada de dados é realizada para os Lucros e para o Prejuízo, os valores se subtraem e são adicionados ao Saldo Financeiro. Em resultados positivos, o negócio lucrou em resultados negativos houve prejuízo naquele ciclo.
Por exemplo: Um negócio com saldo financeiro de 30 PO realiza uma jogada de 3d6 para Lucros e 3d6 para Prejuízos. Respectivamente tem 13 - 7 de resultados, gerou um lucro de 5po para ser adicionados ao Saldo Financeiro.
O personagem proprietário pode fazer retiradas do saldo financeiro do negócio para acrescentar ao seu próprio dinheiro, desde que esteja na mesma cidade em que o empreendimento está localizado.
A cada quatro ciclos eventos aleatórios tem de 1 em 1d6 chances de ocorrer para influenciar o resultado financeiro do negócio. O mestre pode decidir modificar sobre a frequência e o impacto desses eventos.