Regras de Empreendimento

Uma versão alternativa das regras de empreendimento.
Por: inoocence

Regras de Empreendimento


Empreender é uma forma de aplicar o dinheiro recebido nas aventuras em um negócio, como uma loja ou taverna, caravana comercial, companhia de mercenários, mina, moinho e até mesmo propriedades rurais. A seguir estão as regras para gerenciar um empreendimento.


Investimento Inicial


O investimento inicial é o valor necessário para que o negócio comece a operar, seja para a aquisição de mercadorias, aluguel de espaço ou contratação de empregados.



  • O investimento inicial de um negócio é 1d6 + 4 x 10 PO (Peças de Ouro) não recuperáveis. Esse dinheiro é gasto para colocar o negócio em funcionamento e não pode ser recuperado.


Saldo Financeiro


O saldo financeiro é a quantidade de dinheiro (em PO) que um negócio tem em caixa. Inicialmente, todo empreendimento começa com um saldo de 3 PO.



  • O saldo de um negócio sobe ou desce de acordo com a apuração de resultados.

  • Lucros são somados ao saldo financeiro, enquanto prejuízos são subtraídos.

  • Se uma empresa tiver saldo negativo, corre o risco de falência.


Administrando o Negócio


Um personagem administrador pode adicionar o maior modificador de Inteligência, Carisma ou Sabedoria ao gerenciamento da empresa ao apurar as entradas do período. Se o jogador optar por fazer isso, deve também aplicar qualquer modificador negativo dessas características ao lançamento de despesas.



  • Caso o personagem não administre diretamente o negócio, será necessário contratar NPCs para gerenciá-lo, claro custará um determinado valor pago a parte do negócio.


Manutenção do Negócio


As despesas do negócio são apuradas ao final de cada ciclo semanal.


Lançamento de despesas: A empresa começa com um dado de lucro de 1d6. Cada vez que acumular 10 PO em lucros, o dado aumenta um nível, até no máximo 5d6. Uma jogada de dados é realizada para os Lucros e para o Prejuízo, os valores se subtraem e são adicionados ao Saldo Financeiro. Em resultados positivos, o negócio lucrou em resultados negativos houve prejuízo naquele ciclo.


Por exemplo:  Um negócio com saldo financeiro de 30 PO realiza uma jogada de 3d6 para Lucros e 3d6 para Prejuízos. Respectivamente tem 13  - 7 de resultados, gerou um lucro de 5po para ser adicionados ao Saldo Financeiro.


Realizando Retiradas


O personagem proprietário pode fazer retiradas do saldo financeiro do negócio para acrescentar ao seu próprio dinheiro, desde que esteja na mesma cidade em que o empreendimento está localizado.



  • Retiradas de dinheiro obtido através de investimentos não geram Pontos de Experiência (XP).


Eventos Aleatórios


A cada quatro ciclos eventos aleatórios tem de 1 em 1d6 chances de ocorrer para influenciar o resultado financeiro do negócio. O mestre pode decidir modificar sobre a frequência e o impacto desses eventos.



  • Tabela de Eventos Aleatórios:

    1. Surtos de Demanda: Os clientes estão comprando mais do que o normal. Adicione 2d6 ao próximo ciclo de lucro.

    2. Queda no Mercado: A economia local entra em declínio. Reduza o lucro em 2d6 no próximo ciclo.

    3. Roubo: O estabelecimento é alvo de ladrões. Subtraia 2d6 do saldo financeiro atual.

    4. Boatos Maliciosos: Alguém espalhou boatos ruins sobre o negócio. Reduza o lucro em 1d6 no próximo ciclo.

    5. Oportunidade de Expansão: Surge uma chance de expandir o negócio. Requer um investimento adicional de 1d6 x 10 PO, mas aumenta o dado de lucro para o próximo nível.

    6. Oportunidade de Expansão: Surge uma chance de expandir o negócio. Requer um investimento adicional de 1d6+4 x 10 PO, mas aumenta o dado de lucro para o próximo nível.