Acerto e Erro Crítico

Acerto e falha crítica fazem o jogo se tornar mais particular para a situação proposta.
Por: Thekarlz

Os Livros Base de Old Dragon 2 falam sobre asregras de acertos e erros críticos em um jogode RPG. Um acerto crítico acontece quando odado mostra um 20, e um erro críticoacontece quando o dado mostra um 1.Normalmente, um acerto crítico dobra o danocausado pela arma, e um erro crítico gera umaconsequência negativa para o personagem. O livro de Regras Expandidas (LB2) tras umaregra opcional que adiciona ferimentos ecicatrizes aos acertos críticos. Vamos manterestas regras, mas traremos aqui a proposta deuma ampliação desta tabela, adicionandoefeitos para falhas críticas em resultados de 1natural no D20.
Alguns efeitos do acertto e falha crítica fazemo jogo se tornar mais particular para asituação proposta. O valor do dano críticotambém é alterado pela proposta, e pode ser:
Dano Aumentado: o dano normal da armasobe uma categoria de dado na sequência d3 >d4 > d6 >d8 > d12 > 2d6.
Dano Máximo: é o máximo o qual a armausada no ataque pode causar.
Dano Duplo: é a multiplicação por dois doresultado do dano da arma.
Dano Máximo Duplo/Triplo: é o danomáximo o qual a arma usada no ataque podecausar multiplicado por 2 ou por 3.
Sangramentos causam danos regressivosextras nas próximas rodadas. Ou seja, umsangramento que cause 4 pontos de dano,causará, nas rodadas seguintes, 3 pontos dedano na 2ª rodada, 2 pontos de dano na 3ªrodada e 1 ponto de dano na 4ª rodadaquando, finalmente, estancará. Se opersonagem passar uma rodada cuidandodeste ferimento, o sangramento e a perda dospontos de vida nas próximas rodadas serão interrompidos.
Cicatriz Permanente é resultado de um golpedevastador ou severo. Estes ferimentosenvolvem marcas permanentes, indo demeras marcas estéticas a ferimentos maisespecíficos (como olhos furados, dentesquebrados, orelhas arrancadas, dedosdecepados ou até mesmo deixando umpersonagem levemente manco). Uma cicatrizpermanente não deve trazer prejuízomecânico. Não confere nenhum bônus,penalizador ou modificador, a nenhum dostestes, mas pode e deve ser usada comooportunidade para gatilhos narrativos.Guerreiros podem usar cicatrizes de batalhacomo troféus, Ladrões como símbolo destatus, Clérigos como prova do amor de suadivindade que o protegeu da morte e Magoscomo forma de parecerem ainda maisassustadores e temidos.

Segue tabela:


























































































Acertos Critico Erros Criticos
2d6 Descrição Dano Efeito Descrição Efeito
2 Golpe Profundo
na Garganta
Dano Máximo
Triplo
Morte em 1d4
rodadas.
Queda “feia”
Dano de 1D4, e precisa
usar toda a próxima ação
para se levantar
3 Golpe
Devastador
Dano Máximo
Duplo
Cicatriz
Permanente
na cabeça /face.
Arma temporariamente
danificada
A arma não poderá ser
usada até passar por
reparos (10 minutos)
4 Golpe Severo na
Perna Esquerda
Dano Duplo
Cicatriz
Permanente
no braço /mão.
Derruba a arma
Perde a próxima ação
para recuperar a arma
5 Golpe Severo no
Ombro
Esquerdo
Dano Máximo
Sangramento
causa 1d6 de
dano extra e
regressivo.
Arma quase cai
O próximo ataque é
considerado Difícili
6 Golpe no Braço
Esquerdo
Dano
Aumentado
Sangramento
causa 1d6 de
dano extra e
regressivo.
Queda amortecida
-1 na CA e uma ação de
movimento para se
levantar
7 Golpe dolorido
Dano
Aumentado
Nenhum.
Refugo de ação
Perda das ações na
rodada
8 Golpe no Braço
Direito
Dano
Aumentado
Sangramento
causa 1d6 de
dano extra e
regressivo.
Arma presa
Perde a próxima ação
para recuperar a arma,
com um teste de Força
9 Golpe Severo no
Ombro Direito
Dano Máximo
Sangramento
causa 1d6 de
dano extra.
Desequilíbrio
Ataques contra o
personagem são
considerados Fáceis até o
fim da rodada
10 Golpe Severo na
Perna Direita
Dano Duplo
Cicatriz
Permanente
na perna/pé.
Atinge aliado próximo ao
alvo
Role o dano contra um
aliado aleatório ao
alcance.
11 Golpe
Devastador
Dano Máximo
Duplo
Cicatriz
Permanente no
abdômen/tórax.
Arma permanentemente
danificada
Arma destruída
permanentemente
12 Morte Imediata
- Morte Imediata.
Ferimento
autoinfringido
Role o dano contra seu
próprio personagem